Sustentabilidade


Grupo Cimed

Crescer de forma
sustentável é possível

Por isso, além do nosso compromisso estabelecido na Política de Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, buscamos cada vez mais alternativas que nos possibilitem ampliar o nosso negócio aliado a práticas sustentáveis.

Nossa gestão ambiental é medida por indicadores que demonstram nosso compromisso ambiental de melhoria contínua. Além de buscar alternativas para a otimização do consumo de água e energia, recursos básicos para o funcionamento de uma grande indústria, possuímos uma estação para tratar os efluentes. Também fazemos gestão dos resíduos sólidos gerados, buscando a melhoria contínua por meio de pesquisas de destinações sustentáveis, priorizando a logística reversa e reciclagem dos materiais.

Além disso, investimos em treinamentos e capacitações para que nossos colaboradores estejam alinhados com nossa política ambiental.

Confira nossos relatórios de Sustentabilidade

ISO 14001

ISO 14001

A norma ISO 14001 é internacionalmente reconhecida e define as ações para estabelecerem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. O Grupo Cimed possui a certificação ISSO 14001/2004 que vem sendo mantida desde maio de 2013. As auditorias são realizadas anualmente e comprovam a eficácia do SGA, além do comprometimento com as questões sociais, ambientais e econômicas. Na auditoria de 2018, o Grupo Cimed fará a atualização para a versão 2015 da respectiva Norma.

A certificação busca equilibrar a proteção ambiental, com o adequado gerenciamento dos possíveis impactos causados, para manter o equilíbrio entre as necessidades sociais e econômicas. A norma estabelece requisitos para o desenvolvimento de práticas sustentáveis, além do comprometimento com o atendimento legal aplicável.

Manter a certificação ISO 14001 reitera o nosso compromisso socioambiental por meio de um Sistema de Gestão Ambiental eficaz, capaz de garantir a redução dos impactos das operações fabris e o adequado controle ambiental. Além disso, solidifica a sua credibilidade perante aos seus fornecedores, parceiros e clientes.

Junto do trabalho de uma grande equipe envolvida, a certificação foi fruto de inúmeros esforços: melhorias estruturais, revisão de documentos, investimento em treinamentos e conscientização. O Grupo Cimed compreende que essas atitudes têm influência direta sobre as mudanças globais no meio ambiente e os diversos ganhos econômicos com a promoção do desenvolvimento sustentável e investimento em melhoria contínua.

Responsabilidade Social

Programa Volta às Aulas

Com o objetivo de elevar o nível de escolaridade dos seus colaboradores, aumentar suas expectativas de crescimento pessoal e profissional por meio da educação, o Grupo Cimed possui no parque fabril o Programa Volta às Aulas.

Realizado em parceria com o SESI, associado ao Sistema FIEMG, o projeto permite aos alunos a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, associando o trabalho aos estudos. Além disso, a iniciativa maximiza e fortalece competências como o trabalho em equipe e melhora a integração com a empresa e sociedade.

As aulas são ministradas dentro do parque fabril. Também são fornecidos todo o material didático, transporte e acompanhamento pedagógico. O projeto proporcionou uma premiação no Prêmio Bumerangue do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma) em 2011, como melhor Programa na categoria Treinamento e Desenvolvimento.

Programa Chama e Creche Foch

Ambas são administradas pela Associação de Promoção do Menor, instituição filantrópica em funcionamento desde 1956 e responsável por diversos projetos sociais.

A Creche Foch é responsável pelo atendimento de 500 crianças, em período integral, oferecendo os serviços de alimentação, assistência médica, ondotológica, psicológica, fisioterápica, atividades de estimulação, massoterapia, apoio pedagógico, recreação, higiene pessoal, oficinas de artesanato, teatro, música, canto, roupas, calçados, material escolar e medicamentos. Já o Projeto Chama assiste adolescentes em situação de carência, risco e vulnerabilidade.

AECM

Um dos grandes exemplos de responsabilidade social é a AECM, Associação Educacional Claudia Marques. Atento às necessidades das suas colaboradoras mães, o Grupo Cimed mantém, desde 2007, uma creche em sua unidade fabril, localizada em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais. Totalmente ampliada em novembro de 2012, a creche transformou-se em uma escola que atende 114 crianças, de três meses até cinco anos, em período integral

AECM

Além do espaço amplo, com seis salas de aula, berçário, brinquedoteca, sala de descanso, refeitório, cozinha com lactário, banheiros adaptados e área para lazer, as crianças contam com todos os materiais necessários para desenvolver as atividades pedagógicas e terem uma boa formação educacional.

A equipe de 32 profissionais é formada por professores, assistentes e monitores de berçário altamente dedicados e qualificados, que todos os dias recebem os alunos e proporcionam às mães total segurança e tranquilidade enquanto trabalham. Com essa estrutura, os alunos da AECM já saem da escola alfabetizados, prontos para viverem um novo ciclo de vida e de aprendizado.

Voltar ao Top

Compartilhe essa Publicação

Facebook Twitter WhatsApp